5 Principais Vantagens da Cloud Computing

5 Principais Vantagens da Cloud Computing

Header Wide Computação Nuvem (Cores)

Abordamos neste artigos as 5 principais vantagens da Cloud Computing, que vem fazendo com que cada vez mais empresas migrem para nuvem. São elas: Econômia, Escalabilidade, Mobilidade/Colaboração, Disponibilidade e Segurança.

Existem inúmeras vantagens da Cloud Computing, que vão desde a recursos ambientais de sustentabilidade, diminuindo ativos físicos e reduzindo impressão de documentos, até questões de desempenho e economia.

Selecionamos neste artigo as 5 (cinco) vantagens da Cloud Computing mais citadas pelas empresas que migraram para nosso Data Center. Vale lembrar que a ordem com que são listadas não representa nenhum tipo de classificação de relevância ou prioridade entre elas.

Vantagens da Cloud Computing

Vantagens da Cloud Computing
Vantagens da Cloud Computing

Segue abaixo os detalhes das principais 5 vantagens da Cloud Computing relatadas pelos nossos clientes:

Econômia

Há economia em vários níveis, de acordo com o modelo de serviço escolhido. Num primeiro nível, temos o modelo SaaS, onde a empresa que utiliza um software 100% online não precisa se preocupar com armazenamento, atualizações e manutenções.

Já empresas que optam pelo IaaS (Infraestrutura como Serviço), podem ter uma economia extremamente maior, pois não precisam investir em infraestrutura de TI, que envolve vários aspectos:

  • Infraestrutura de Data Center
  • Licença de Sistemas Operacionais e Bancos de Dados
  • Custo por depreciação de equipamentos
  • Refrigeração
  • Espaço Físico
  • Nobreaks ou Geradores de energia
  • E é claro, uma equipe especialista de TI que não é barata!

Todos estes itens são delegados para um provedor de Computação em Nuvem, que permite as empresas contratar apenas os recursos que necessita e aumentá-los conforne necessita.

Escalabilidade

Empresas que dependem de um servidor dedicado, numa infraestrutura própria, normalmente apresentam um dois cenários abaixo:

  • Servidor fraco com relação as demandas da empresa, resultando em baixo desempenho, lentidão no sistema, falta de espação para armazenamento e memória, pelo excesso de requisições.
  • Servidor com recursos excedentes, ficando grande parte do tempo ocioso, resultado de um alto custo, depreciando, sem o retorno esperado.

Na Computação em Nuvem, as empresas pagam apenas pelos os recursos que necessitam, podendo contratar mais recursos como memória, processamento, disco e banda sob demanda.

Mobilidade/Colaboração

Devido ao aumento da velocidade da internet e à evolução dos smartphones e tablets, aliada a disponibilidade da Computação em Nuvem, tornou-se possível que você e sua equipe tenham acesso ao sistema de uma forma segura, e de qualquer lugar.

Tanto para funcionários em home office, caixas numa loja, administrativo interno ou funcionários numa viagem de negócios, o acesso é indiferente. Seus arquivos sempre disponíveis e um sistema sempre rápido.
Tudo isso pode ser realizado de forma interativa, pois ferramentas de colaboração permitem edição de documentos em conjunto, vídeo conferências, como se estivessem na mesma sala.

Disponibilidade

Um provedor visa constantemente eliminar todos os pontos de falha e criar redundância nos processos e equipamentos. Dessa maneira, se um servidor falha por qualquer motivo, existe outro para dar continuidade a operação. A troca pode ser feita instantaneamente, e o usuário nem percebe a mudança.

Ao adotar o Cloud Computing como infraestrutura, a empresa pode contratar esse serviço adicional, garantindo assim alta disponibilidade do sistema.

Requisitos de disponibilidade são imprescindíveis para vários segmentos, que não podem ficar sem sistema, como: Hospitais, Supermercados, Farmácias, Indústrias, Orgãos Públicos e Empresas necessidades de disponibilidade.

Segurança

A segurança costuma ser a preocupação principal dos gestores de empresas que utilizam TI. Os dados corporativos podem representar o ativo mais importante da companhia e perdê-los pode trazer prejuízos incalculáveis. Nestes casos, a computação na nuvem figura como solução ideal, pois os dados geralmente não ficam apenas num servidor e os provedores são também especialistas em segurança.

A equipe de TI das empresas, normalmente, não tem verbas e tempo suficiente para se dedicar a tantos aspectos de segurança e frequentemente encontram-se sobrecarregados com a manutenção e suporte na empresa.

Num provedor de Computação em Nuvem são realizados constantes investimentos com segurança e aprimoramentos técnicos, tornando um sistema na nuvem mais seguro do que localmente. Não existe o risco, por exemplo, de perder dados por problemas de hardware em máquinas e questões de invasão por criminosos digitais são levados a sério.

Conclusão

Neste artigo foram abordados as 5 principais vantagens da Cloud Computing, e por elas é possível entender porque as empresas estão cada mais mais optando em migrar suas aplicações na nuvem.

Pois Econômia, Escalabilidade, Mobilidade/Colaboração, Disponibilidade e Segurança são requisitos indispensáveis para a maioria das empresas e implantá-los numa infraestrutura própria seria praticamente inviável se comparado a Cloud Computing.

Vale lembrar que ainda existem muitas outras vantagens da Cloud Computing, porém apresentamos aqui apenas uma relação das mais citadas pelos clientes ao migrar para nosso Data Center.