Atualizar Ambiente On Premise ou Migrar para Nuvem

Atualizar Ambiente On Premise ou Migrar para Nuvem

Header Wide Data Center Blocks

Atualizar o Ambiente On Premise ou Migrar para Nuvem? Se surgiu essa dúvida na sua empresa, saiba que você não é o único. Este artigo trás informações úteis para ajudar sua empresa na decisão.

Toda infraestrutura de TI (Ambiente On Premise) um dia fica defasada e precisa passar por uma atualização. Essa necessidade se dá devido a vários fatores cruciais de desempenho, segurança e economia.

Saber identificar esse momento é muito importante e quando ele chega, torna-se quase que inevitável questionar entre Atualizar o Ambiente On Premise ou Migrar para Nuvem.

Atualizar Ambiente On Premise ou Migrar para Nuvem
Atualizar Ambiente On Premise ou Migrar para Nuvem

Fatores de Ambiente On Premise Defasado

Listamos abaixo 4 fatores que levam as empresas a identificar que seu Ambiente On Premise está defasado:

  • Garantia Expirada (Preocupação com custos): Equipamentos corporativos possuem uma garantia em média de 5 (cinco) anos, e por serem ativos caros, tornam-se uma preocupação para os gestores das empresas.
  • Upgrades (Vulnerabilidade): Servidores mais antigos não suportam atualizações até de sistema operacional, devido a limitações normais de hardware e arquitetura, tornando-os vulneráveis a ataques.
  • Desempenho (Lentidão): Hardware obsoleto não suporta a crescente demanda dos dispositivos que consomem suas aplicações. Fica fácil perceber isso se você analisar quantos dispositivos aumentaram na sua empresa, a quantidade de atualizações que o ERP ou Sistema receberam, as atualizações do sistema operacional e banco de dados. Tudo isso vai acontecendo dia-a-dia e o hardware permanece o mesmo, acarretando em lentidão e sobrecarga de servidores.
  • Escalabilidade (Novos Sistemas): Normalmente, quando se decide implantar um novo sistema ou ERP a infraestrutura atual não comporta o novo software a ser instalado.

Desvantagens do On Premise

Aliado a Infraestrutura de Hardwares, existem ainda custos com prédio, resfriamento, segurança física, segurança tecnológica, licenças, disponibilidade com geradores de energia (pois nobreaks não são disponibilidade, como muitos pensam), salário de especialistas para gestão, entre outras despesas, tornando o departamento de TI ao mesmo tempo indispensável e inviável.

E quando as empresas optam a continuar da forma antiga, com um ambiente On Premise (na empresa), normalmente se esquecem de questões importantíssimas de segurança, uma vez que casos de invasões e ataques ransonware estão cada vez mais recorrentes. E em tempos de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), há necessidade de um cuidado redobrado para os dados não vazarem.

Migrar para Nuvem

Em contrapartida ao Ambiente On Premise, temos a possibilidade de Migrar para Nuvem, onde os provedores de Computação em Nuvem aparecem como um forte aliado para as empresas que querem migrar para  nuvem. 

Pois contratando um provedor em nuvem, não há preocupação com desempenho, garantia expirada, upgrades, escalabilidade e segurança. Tudo é administrado de forma simples e hospedado em equipamentos de última geração capazes de suportar todo tipo de aplicação.

Graças a criação de máquinas virtuais, o provisionamento torna-se rápido e individualizado para cada empresa, aliado a um suporte individualizado, fazem com que um cloud provider, seja a alternativa ideal para uma empresa em busca de economia e flexibilidade.

Os custos são amplamente menores, pois você paga apenas pelo que usa, diferente de um ambiente On Premise, que você precisa comprar um equipamento acima das suas necessidades, prevendo uma defasagem natural, para que ele permaneça com desempenho aceitável por mais tempo. Vale lembrar que provedores no Brasil são mais recomendados pois cobram em reais, portanto seus preços não mudam conforme a variação do dólar.

Como migrar para nuvem?

Empresas que querem migrar para nuvem, podem começar aos poucos, com soluções de Backup e/ou Disaster Recovery que já fornecem uma boa precaução contra ataques ransonware. Caso queira conhecer mais sobre computação em nuvem e como migrar, elaboramos um E-book Grátis: Computação em Nuvem: Do Zero aos 7 passos para Migração. Neste e-book grátis você vai encontrar tudo que precisa saber para começar hoje os preparativos para nuvem.

Quanto custa Migrar para Nuvem?

Agora, se quiser ter uma noção de preços, temos ainda uma Planilha Grátis: Comparativo On Premise vs Cloud Servers. Nela você vai encontrar valores reais e comprovar a grande econômia da computação em nuvem.

Conclusão

Neste artigo foram abordados diversos fatores de desempenho e segurança que as empresas enfrentam quando precisam atualizar sua infraestrutura. Também foi apresentada a Computação em Nuvem, como grande alternativa com diversas vantagens, concluindo que a Migrar para Nuvem pode ser a melhor alternativa à infraestrutura defasada.