Conheça os 3 Modelos Cloud: IaaS, PaaS e SaaS

Conheça os 3 Modelos Cloud: IaaS, PaaS e SaaS

Header Wide Cloud Computing Vectors

Os Modelos IaaS, PaaS e SaaS são muito comuns em Cloud Computing, porém trazem confusão no primeiro contato com eles. Neste artigo você vai saber diferenciá-los e para que tipo de aplicação cada um se enquadra melhor.

Introdução

Quem lida com tecnologia, provavelmente já se deparou com termos como IaaS (Infraestrutura), PaaS (Plataforma) e SaaS (Software), que podem causar muita confusão, mas na verdade seus conceitos simples de entender. Tratam-se apenas de siglas, para classificar os serviços oferecidos na nuvem.

Antes de entrarmos em cada um dos serviços e explicar o significado das siglas, é preciso entender que elas se referem a serviços organizados dentro de uma hierarquia de Infraestrutura, Plataforma e Software.

Hierarquia IaaS, PaaS e SaaS
Hierarquia IaaS, PaaS e SaaS

Na imagem acima temos o IaaS como base da hierarquia, nela temos maior controle do que será instalado, ficando praticamente todas as configurações sobre a responsabilidade da empresa. Na PaaS, abstraímos a preocupação com a infraestrutura e focamos apenas no desenvolvimento do software e, por último, o SaaS onde apenas utilizamos com usuário final o software.

A seguir explicamos as características e aplicações de cada uma dessas classificações, e com certeza você vai perceber que já utiliza a nuvem no seu dia-a-dia sem perceber.

IaaS

A Infraestrutura como um Serviço, ou do inglês, Infraestructure as a Service (IaaS), é o mais popular entre as empresas. Nesse modelo, um provedor de Computação em Nuvem, fornece sua infraestrutura as empresas em forma de serviço.

Nela disponibiliza-se recursos como processamento, memória, armazenamento, banco de dados, máquinas virtuais (virtual machines), entre outros.

Em outras palavras, sua empresa com um IaaS, não precisa mais de um servidor local para: hospedar o banco de dados do seu sistema; armazenar arquivos compartilhados; e até mesmo executar rotinas de grande processamento, como calculo de folhas de pagamento entre outros.

Uma empresa, de qualquer tamanho, pode migrar seu sistema para nuvem e acessá-lo remotamente. Isso significa que, mesmo um sistema no windows, pode ser instalado em máquinas virtuais acessíveis pelos caixas de uma loja, administrativo e demais departamentos, via uma atalho no desktop.

PaaS

Na Plataforma como um Serviço, ou do inglês, Plataform as a Service (PaaS), o usuário utiliza a infraestrutura da nuvem para o desenvolvimento sob demanda, de acordo com a necessidade de cada organização, sem a necessidade de configuração da infraestrutura.

Em outras palavras, os desenvolvedores de um software utilizam a infraestrutura em nuvem, como uma plataforma e focam apenas nos produtos criados.

Exemplo: empresas que desenvolvem aplicativos de celular conhecidos como Whatsapp, Telegram, Uber, entre outros. Embora os aplicativos executem num celular, eles se conectam a servidores em nuvem, capazes de suportar milhares de usuários simultâneos sem lentidão, graças a uma estrutura "elástica", que pode aumentar ou diminuir conforme a picos de acesso.

SaaS

Software com um Serviço, ou do inglês, Software as a Service (SaaS), trata-se do uso de um software 100% na nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar, pois é via internet, e com qualquer dispositivo que possua um navegador, como computadores, tablets, celulares e até outros dispositivos.

Não há necessidade de instalar nada, nem se preocupar com atualizações, basta uma conexão estável com a internet.

Neste modelo, encontramos diversos sistemas, como ERPs online, e ferramentas para escritório, como o Microsoft 365. Os webmails como Gmail e Outlook, e serviços de armazenamento em nuvem, como Google Drive e Dropbox, também pertencem a essa modalidade.

Conclusão

Apresentamos, de forma simples e resumida, os 3 modelos de Cloud Computing: IaaS, PaaS e SaaS. Seguidos de alguns exemplos mostramos a aplicação de cada um deles no contexto das aplicações.

Esperamos que com este artigo você consiga identificar em qual modelo se enquadra os serviços que você já utiliza na nuvem e pode também escolher o ideal para cada necessidade de sua empresa.