O que é Cloud Computing e Seus 3 Tipos (Pública, Privada e Híbrida)

O que é Cloud Computing e Seus 3 Tipos (Pública, Privada e Híbrida)

Header Wide Consultoria Cloud Computing Grátis

Embora já exista a algum tempo, muitos ainda questionam o que é Cloud Computing (Computação em Nuvem), como funciona, para que serve, entre outras dúvidas. A verdade é que todos já acessamos  diversos serviços em Nuvem, mesmo sem saber o que é Cloud Computing, e faremos neste artigo uma introdução bastante didática sobre o assunto.

Afinal, o que é Cloud Computing? O conceito de Computação em Nuvem, do inglês, Cloud Computing, trata-se do uso de tecnologias que permitem o acesso a programas, serviços e arquivos por meio da internet, de qualquer lugar e com toda segurança.

Não sendo necessário instalar programas ou armazenar dados localmente, bastando apenas uma conexão com a internet e um dispositivo com um navegador (computador, smartphone, tablet e outros dispositivos). Veja como exemplo o diagrama da imagem abaixo:

O que é Cloud Computing (Computação em Nuvem)
O que é Cloud Computing (Computação em Nuvem)

Como funciona a Computação em Nuvem?

A Computação em Nuvem usa servidores alocados em outros computadores (chamados de máquinas virtuais), que podem estar em qualquer lugar do mundo.

Esses locais são Data Centers, cheios de supercomputadores, capazes de armazenar arquivos e dados de forma fluída, sem espaço geográfico definido, por isso a alusão ao termo “nuvem”.

Grande parte dos serviços em nuvem são operados por empresas especializadas, que utilizam tecnologias de ponta para tornarem esses espaços virtuais mais seguros.

Header Wide Data Center Blocks
Data Center com vários supercomputadores

Tipos de Computação em Nuvem

Existem três tipos de nuvem: privada, pública e híbrida. Todas elas com as suas especificidades e aplicação apropriadas.

Para cada tipo, temos também provedores específicos, conforme ilustrado na figura abaixo:

Tipos de Computação em Nuvem (Cloud Computing)
Tipos de Computação em Nuvem (Cloud Computing)

Nuvens Públicas

As nuvens públicas fazem parte de um provedor de serviços compartilhados. Logo, todo suporte e execução são realizadas por outras pessoas, você apenas gerencia a sua conta.

Uma empresa que oferece esse tipo de tecnologia, utiliza os mesmos recursos de infraestrutura com os seus clientes, o que não quer dizer que algum dado de um usuário ficará publicamente disponível.

Exemplo de provedores públicos: IBM Cloud, Microsoft Azure, Amazon Web Services (AWS), GoogleCloud, entre outros.

Nuvens públicas possuem uma latência maior (são mais lentas), pois normalmente os Data Centers estão no exterior. Para uso de softwares como webmail e armazenamento, a velocidade é tolerável, mas para executar um sistema ou ERP torna-se inviável. Exemplo: imagine o caos num caixa de supermercado com o sistema lento.

Nuvens Privadas

É basicamente o inverso das nuvens públicas. Na nuvem privada, os recursos computacionais sao dimensionados para uso exclusivo daquela empresa, que pode implantar sua própria infraestrutura ou contratar um provedor especializado neste tipo de nuvem.

Nesse modelo, o acesso à nuvem fica restrito às pessoas autorizadas, geralmente o setor de TI de uma empresa. As nuvens privadas permitem maior personalização e podem atender demandas mais específicas de acordo com as necessidades de cada empresa. Exemplo de provedor de nuvem privada: Tecnomega.

Uma nuvem privada chega a ser 11 vezes mais rápido que uma nuvem pública, pois os Data Centers estão no Brasil. Neste caso um sistema interno ou ERP pode ser utilizado com extrema velocidade, inclusive nos terminais de caixas, onde há uma grande demanda de velocidade.

Nuvens Híbridas

Nesse tipo de nuvem, como o próprio nome diz, os modelos público e privado são unificados, o que permite que as características de ambos sejam mescladas.

A empresa que optar por esse modelo pode aliar a redução de custos às boas práticas de personalização de serviços ou proteção de dados.

Exemplo de nuvem híbrida: Utilizar uma nuvem privada para implantação do sistema ERP da empresa e armazenamento de banco de dados, e uma núvem pública para e-mails, video conferências e compartilhamento de arquivos como documentos, planilhas, videos entre outros.

Qual Tipo de Nuvem Escolher?

Agora que você já sabe o que é Cloud Computing e natural que a próxima dúvida seja: Qual Tipo de Nuvem Escolher? Se você está com esta dúvida, saiba que você não está sozinho. Embora para quem está habituado ao assunto seja até obvio de escolher, para iniciantes esta incógnita parece não ter solução. Na verdade tudo depende das necessidades e objetivos que você tem com a nuvem.

Antes de qualquer escolha, há a necessidade de se aprofundar um pouco mais no assunto. Recomendamos nosso E-Book Grátis: Guia Essencial de Computação em Nuvem – Do Zero aos 7 Passos para Migração. Nele você vai encontrar tudo que precisa saber para tomar este tipo de decisão e até planejar a migração da sua empresa.

Conclusão

Neste artigo fizemos uma breve introdução sobre o que é Cloud Computing, explicamos como ela funciona, abordamos também os tipos existentes e informamos que para saber qual tipo escolher é necessário se aprofundar um pouco mais no assunto.