Abordamos neste artigos as 5 principais vantagens da Cloud Computing, que vem fazendo com que cada vez mais empresas migrem para nuvem. São elas: Econômia, Escalabilidade, Mobilidade/Colaboração, Disponibilidade e Segurança.
Existem inúmeras vantagens da Cloud Computing, que vão desde a recursos ambientais de sustentabilidade, diminuindo ativos físicos e reduzindo impressão de documentos, até questões de desempenho e economia.
Selecionamos neste artigo as 5 (cinco) vantagens da Cloud Computing mais citadas pelas empresas que migraram para nosso Data Center. Vale lembrar que a ordem com que são listadas não representa nenhum tipo de classificação de relevância ou prioridade entre elas.
Vantagens da Cloud Computing
Segue abaixo os detalhes das principais 5 vantagens da Cloud Computing relatadas pelos nossos clientes:
Econômia
Há economia em vários níveis, de acordo com o modelo de serviço escolhido. Num primeiro nível, temos o modelo SaaS, onde a empresa que utiliza um software 100% online não precisa se preocupar com armazenamento, atualizações e manutenções.
Já empresas que optam pelo IaaS (Infraestrutura como Serviço), podem ter uma economia extremamente maior, pois não precisam investir em infraestrutura de TI, que envolve vários aspectos:
- Infraestrutura de Data Center
- Licença de Sistemas Operacionais e Bancos de Dados
- Custo por depreciação de equipamentos
- Refrigeração
- Espaço Físico
- Nobreaks ou Geradores de energia
- E é claro, uma equipe especialista de TI que não é barata!
Todos estes itens são delegados para um provedor de Computação em Nuvem, que permite as empresas contratar apenas os recursos que necessita e aumentá-los conforne necessita.
Escalabilidade
Empresas que dependem de um servidor dedicado, numa infraestrutura própria, normalmente apresentam um dois cenários abaixo:
- Servidor fraco com relação as demandas da empresa, resultando em baixo desempenho, lentidão no sistema, falta de espação para armazenamento e memória, pelo excesso de requisições.
- Servidor com recursos excedentes, ficando grande parte do tempo ocioso, resultado de um alto custo, depreciando, sem o retorno esperado.
Na Computação em Nuvem, as empresas pagam apenas pelos os recursos que necessitam, podendo contratar mais recursos como memória, processamento, disco e banda sob demanda.
Mobilidade/Colaboração
Devido ao aumento da velocidade da internet e à evolução dos smartphones e tablets, aliada a disponibilidade da Computação em Nuvem, tornou-se possível que você e sua equipe tenham acesso ao sistema de uma forma segura, e de qualquer lugar.
Disponibilidade
Um provedor visa constantemente eliminar todos os pontos de falha e criar redundância nos processos e equipamentos. Dessa maneira, se um servidor falha por qualquer motivo, existe outro para dar continuidade a operação. A troca pode ser feita instantaneamente, e o usuário nem percebe a mudança.
Ao adotar o Cloud Computing como infraestrutura, a empresa pode contratar esse serviço adicional, garantindo assim alta disponibilidade do sistema.
Requisitos de disponibilidade são imprescindíveis para vários segmentos, que não podem ficar sem sistema, como: Hospitais, Supermercados, Farmácias, Indústrias, Orgãos Públicos e Empresas necessidades de disponibilidade.
Segurança
A segurança costuma ser a preocupação principal dos gestores de empresas que utilizam TI. Os dados corporativos podem representar o ativo mais importante da companhia e perdê-los pode trazer prejuízos incalculáveis. Nestes casos, a computação na nuvem figura como solução ideal, pois os dados geralmente não ficam apenas num servidor e os provedores são também especialistas em segurança.
A equipe de TI das empresas, normalmente, não tem verbas e tempo suficiente para se dedicar a tantos aspectos de segurança e frequentemente encontram-se sobrecarregados com a manutenção e suporte na empresa.
Num provedor de Computação em Nuvem são realizados constantes investimentos com segurança e aprimoramentos técnicos, tornando um sistema na nuvem mais seguro do que localmente. Não existe o risco, por exemplo, de perder dados por problemas de hardware em máquinas e questões de invasão por criminosos digitais são levados a sério.
Conclusão
Neste artigo foram abordados as 5 principais vantagens da Cloud Computing, e por elas é possível entender porque as empresas estão cada mais mais optando em migrar suas aplicações na nuvem.
Pois Econômia, Escalabilidade, Mobilidade/Colaboração, Disponibilidade e Segurança são requisitos indispensáveis para a maioria das empresas e implantá-los numa infraestrutura própria seria praticamente inviável se comparado a Cloud Computing.
Vale lembrar que ainda existem muitas outras vantagens da Cloud Computing, porém apresentamos aqui apenas uma relação das mais citadas pelos clientes ao migrar para nosso Data Center.